[아하! 우주] Outro mundo fora do sistema solar… humanos descobriram mais de 5000 exoplanetas (lapso de tempo)

A NASA anunciou que existem mais de 5.000 outros mundos fora do nosso sistema solar. A NASA adicionou 65 novos exoplanetas ao Arquivo de Exoplanetas da NASA no dia 21 (hora local). Os arquivos da NASA de exoplanetas recém-descobertos foram publicados em artigos científicos revisados ​​por pares.

Com isso, o número de exoplanetas confirmados por humanos aumentou para 5.005. Já se passaram 30 anos desde que o primeiro exoplaneta foi descoberto em 1992. Existem 8.709 candidatos a exoplanetas. Não é apenas um número”, disse Jesse Christianson, diretor de ciência do arquivo administrado pela Caltech. Cada um é um novo planeta, um novo mundo. “É interessante que não saibamos nada sobre exoplanetas.”

▲ Dos exoplanetas registrados nos Arquivos de Exoplanetas da NASA até o momento, 30% são planetas gasosos, 31% são super-Terras e 35% são planetas gelados. Apenas os 4% restantes são planetas rochosos semelhantes ou ligeiramente menores que a Terra.

O número de exoplanetas descobertos por humanos aumentou para 5.005. Já se passaram 30 anos desde que o primeiro exoplaneta foi descoberto em 1992.

Os 65 novos exoplanetas que foram adicionados aos arquivos da NASA são principalmente gigantes terrestres, “Júpiteres quentes” e sub-Netunos. As Super-Terras são maiores que os planetas rochosos e possivelmente habitáveis ​​da Terra, enquanto os Júpiteres quentes são planetas gasosos como Júpiter. Os sub-Netunos são planetas gelados menores que Netuno. Existem também dois planetas rochosos semelhantes em tamanho à Terra, mas a temperatura da superfície chega a 327 graus Celsius. “Não é um planeta habitável”, disse Christianson. É como uma pedra quente”, explicou.

Os humanos descobriram pela primeira vez exoplanetas na constelação de Virgem em 1992. Ao medir a mudança nas ondas eletromagnéticas emitidas por um pulsar (uma estrela de nêutrons giratória de alta velocidade), dois planetas foram identificados em órbita. Até o ano 2000, os humanos descobriram apenas 100 exoplanetas. No entanto, com o desenvolvimento de telescópios de satélite chamados “caçadores de planetas”, como Hubble, Spitzer, Kepler e TESS, o número aumentou para milhares. Em particular, o telescópio espacial Kepler, que encerrou suas operações em 2018, descobriu 2.662 exoplanetas nos nove anos desde o lançamento.

“No início dos anos 2000, quando eu era estudante de pós-graduação, havia apenas 100 exoplanetas descobertos pela humanidade”, disse Christianson. Mas os exoplanetas são agora muito comuns.” “Haverá centenas de bilhões de planetas apenas em nossa galáxia”, disse ele. “Dos 5.000 exoplanetas conhecidos, 4.900 deles estão a alguns milhares de anos-luz da Terra.” , “Olhando para uma vez que nosso sistema solar está a 30.000 anos-luz de distância do centro de nossa galáxia, provavelmente há 100 a 200 bilhões de outros planetas em nossa galáxia que ainda precisam ser descobertos.”

Dos planetas extra-solares registrados nos arquivos da NASA até agora, 30% são planetas gasosos, 31% são super-Terras e 35% são planetas gelados. Apenas os 4% restantes são planetas rochosos semelhantes ou ligeiramente menores que a Terra. Enquanto a NASA lançou o sucessor do TES Exoplanet Exploration Satellite da Kepler em 2018, espera-se que mais exoplanetas sejam descobertos no futuro. Em particular, espera-se que o maior e mais poderoso Telescópio Espacial James Webb da história da humanidade desempenhe um papel ativo. Em 2027, a NASA planeja lançar o telescópio espacial romano Nancy Grace e, em 2029, a Agência Espacial Europeia planeja lançar o telescópio espacial Ariel.

Escrito por Kwon Yoon Hee, repórter da equipe heeya@seoul.co.kr