Tomar vitaminas causa “urina cara”? [김수진의 5분 건강투자] : Notícias da NET

[한국경제TV 김수진 기자]

“O corpo humano não consegue absorver tanta urina.”

Essa é a frase que Sheldon, físico teórico, fala para a heroína que compra vitaminas no famoso programa “The Big Bang Theory”, que foi transmitido pela CBS nos Estados Unidos. Esta frase está correta considerando a heroína do programa, a resposta é “sim”.

É comum que as pessoas tomem suplementos vitamínicos. De acordo com o Estado do Uso de Suplementos Nutricionais da Agência Coreana de Controle e Prevenção de Doenças, 44,9% dos coreanos tomam vitaminas (anunciado em 2022, a partir de 2020). É uma grande percentagem.

Recentemente, e para dar um passo adiante, “alto conteúdo” e “combinações duplas” tornaram-se populares. Um produto de alta dose e fórmula dupla de uma empresa farmacêutica que comercializa com sucesso “vitaminas premium” ultrapassou KRW 100 mil milhões em vendas anuais no ano passado. O governo não administra padrões de palavras de alto conteúdo. Na indústria, a palavra costuma ser usada quando um determinado ingrediente excede a “norma nutricional diária” declarada pelo Ministério de Segurança Alimentar e Medicamentosa. Uma forma farmacêutica dupla é uma combinação de duas formas farmacêuticas, permitindo que os comprimidos e comprimidos sejam tomados juntos em uma dose. Como você come duas de cada vez, a quantidade de vitaminas que você consome é naturalmente alta.

Altas doses de vitaminas são caras. O preço varia de 1.000 won a 5.000 won por refeição. Os suplementos vitamínicos básicos custam cerca de algumas centenas de won por comprimido. As altas doses de vitaminas são tão eficazes quanto são caras e contêm muitos ingredientes? Os especialistas respondem: “Não necessariamente, varia de pessoa para pessoa”. As vitaminas são nutrientes que precisam ser “suplementados”. A explicação é que ele é útil nos casos em que a suplementação é necessária, mas não o contrário.

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●Quando altas doses de vitaminas são benéficas?

“Tomar altas doses de vitaminas é eficaz para pessoas que são particularmente deficientes em certas vitaminas”, disse Park Ji-young, professor de medicina familiar no Hospital Universitário de Hanyang.

Pessoas que tiveram parte do estômago ou do intestino delgado removidas devido a doenças podem sofrer de deficiência de vitamina B12. Isso ocorre porque alguns componentes secretados pelo estômago são necessários para a absorção da vitamina B12. Essas pessoas precisam de produtos que contenham grandes quantidades de vitamina B.

O mesmo vale para os vegetarianos. Os alimentos vegetais têm baixo teor de vitamina B12 e pesquisas mostram que mesmo entre os vegetarianos que consomem laticínios, cerca de 32% sofrem de deficiência de vitamina B12. Se você é vegetariano, a possibilidade de deficiência aumenta para 90%.

“O controle de qualidade das vitaminas distribuídas como medicamentos de venda livre é mais rigoroso do que o das vitaminas distribuídas como alimentos funcionais saudáveis ​​ou comestíveis”, disse Kim Jeong-ha, professor de medicina familiar no Hospital Universitário Chung-Ang. Ele acrescentou: “Todas as vitaminas que são medicamentos sem receita médica têm indicações e contra-indicações escritas nas instruções e, para pessoas que atendem a essas indicações, podem ser consideradas benéficas quando tomadas em curto prazo”.

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Na verdade, quando olhei para a embalagem de uma vitamina vendida sem receita e anunciada como “de alta concentração”, descobri que ela era eficaz no tratamento de certas doenças, como estomatite e nevralgia. “Se atender às indicações, você pode consultar um especialista e considerar tomá-lo por um curto período de tempo”, disse o professor Kim Jeong-ha.

● Quem deve evitar tomar doses elevadas de vitaminas?

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Pelo contrário, há casos em que altas doses de vitaminas não ajudam muito ou até prejudicam a saúde.

Especialistas explicam que “pessoas que fazem três refeições diárias contendo nutrientes balanceados” não precisam de altas doses de vitaminas. Se as suas refeições consistem em vegetais, frutas e proteínas de alta qualidade, você não sofre de deficiência de vitaminas, portanto, mesmo que tome vitaminas caras e com alto teor, elas são excretadas na urina. Isto é especialmente verdadeiro para pessoas jovens e saudáveis ​​que comem bem. Como a heroína de “The Big Bang Theory” mencionada acima.

Mesmo se você tiver doença renal, evite tomar altas doses de vitaminas. “No caso do alto teor de vitamina C, a vitamina C restante é excretada pelos rins, o que pode sobrecarregar os pacientes com função renal deficiente e piorar os níveis relacionados aos rins”, disse o professor Park Ji-young. Ele acrescentou: “As pedras nos rins ocorrem durante o processo de metabolismo. Isso pode acontecer, então você precisa ter cuidado, mesmo se sofrer de pedras nos rins”.

Idosos com função hepática ou gastrointestinal deficiente também devem ter cuidado ao tomar altas doses. “Para idosos com mais de 65 anos, não é recomendado o uso de suplementos vitamínicos que contenham uma alta porcentagem de ferro”, disse o professor Kim Jeong Ha. “Tomar altas doses de ferro pode ser tóxico para o fígado e o estômago”.

Além disso, os fumantes devem evitar tomar regularmente suplementos vitamínicos que contenham grandes quantidades de betacaroteno, retinol e luteína, pois isso aumenta o risco de câncer de pulmão.

O mesmo se aplica aos casos em que se enquadra no título “Contra-indicações” ou “Precauções” na descrição do produto. As contra-indicações e precauções são diferentes para cada produto, por isso não deixe de ler as instruções. Por exemplo, um multivitamínico de alta potência afirma claramente que as pessoas que tomam antibióticos à base de tetraciclina não devem tomá-los enquanto tomam o medicamento, porque a vitamina pode afetar a eficácia do antibiótico.

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Concluindo, os suplementos vitamínicos são benéficos para pessoas que sofrem de deficiências vitamínicas ou que sofrem de fadiga física. Além disso, é difícil para o público em geral ver os efeitos colaterais das vitaminas ao tomar uma vitamina genérica diária. Porém, no caso de tomar altas doses de vitaminas, dependendo da pessoa, elas podem produzir “urina cara” ou causar efeitos colaterais, por isso é recomendável consultar um especialista antes de tomá-las.

Repórter Sujin Kim sjpen@wowtv.co.kr

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