[의학칼럼] Acenando com a cabeça, usando travesseiros altos… Hábitos que prejudicam a saúde do pescoço



[의학칼럼] Acenando com a cabeça, usando travesseiros altos… Hábitos que prejudicam a saúde do pescoço

Diretor Kim Hyun Seong do Hospital Gangnam Nanori

▲ Diretor Kim Hyun Seung, Hospital Gangnam Nanori

Jeong Mo, 38, é um trabalhador de escritório de 10 anos que se desloca de ônibus e metrô. Jung usa o transporte público por mais de uma hora por dia, e tornou-se um hábito dormir com a cabeça baixa no ônibus ou metrô devido à exaustão. Nos fins de semana, tornou-se costume ele dormir nos braços do sofá e assistir TV. Então, um dia, o Senhor Jeong sentiu um torcicolo e finalmente sentiu dor no ombro e nos ossos do flanco. Jeong, incapaz de suportar, foi ao hospital e foi diagnosticado com uma hérnia de disco no pescoço.

Hábitos de sono incorretos que sobrecarregam o pescoço e levam a uma hérnia de disco
A doença do disco cervical é uma doença degenerativa da coluna que geralmente é causada por postura e estilo de vida incorretos. Em particular, a postura do pescoço dobrado é fatal para a saúde do pescoço. A cabeça pesa cerca de 4-7 kg, o que a torna a parte mais pesada do corpo. O pescoço suporta o peso da cabeça e, dependendo da inclinação do pescoço, é colocada uma carga de até 5 ou mais vezes no pescoço. Não há problema em tirar uma soneca curta ao usar o transporte público, como ônibus ou metrô, mas dormir por muito tempo pode sobrecarregar muito o pescoço. O mesmo vale para o conforto em casa. O hábito de dormir no braço do sofá ou dormir em um travesseiro alto leva à flexão excessiva do pescoço, o que leva ao enfraquecimento dos músculos e ligamentos ao redor das vértebras cervicais, e quando isso é prolongado, há um alto risco de cervicalgia doença do disco.

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A doença do disco cervical é uma doença na qual um disco de absorção de choque entre as vértebras cervicais (vértebras cervicais) se projeta e comprime um nervo. Quando se trata de hérnia de disco, é fácil pensar apenas em dor no pescoço, mas a dor se estende do pescoço aos ossos do ombro e da asa e, em casos graves, ocorre dor intensa nos braços e dedos. Além disso, dependendo de onde a pressão é colocada no nervo, podem ocorrer dores de cabeça e tonturas. Em particular, deve-se prestar atenção à doença do disco cervical, pois existe o risco de danos nos nervos se não for tratada. Portanto, se você tiver dores no pescoço, ombros ou asas e dormência nos braços e mãos, é importante visitar um hospital especializado e receber o tratamento adequado.

Nos estágios iniciais da doença do disco cervical, o tratamento conservador, como terapia medicamentosa, fisioterapia, exercícios de reabilitação e melhora adequada do estilo de vida, pode melhorar, mas em casos graves, o tratamento cirúrgico é necessário. A mieloscopia é um tratamento cirúrgico típico e, após uma pequena incisão (menos de 1 cm), a área afetada é examinada e tratada com um endoscópio em tempo real. Tem a vantagem de uma recuperação rápida, pois praticamente não há danos aos tecidos normais através de uma simples incisão.

◇ É necessário melhorar os maus hábitos que causam as vértebras cervicais
A prevenção é tão importante quanto o tratamento da doença do disco cervical. Ao utilizar o transporte público, recomenda-se evitar ou reduzir situações com a cabeça baixa, como dormir ou usar o smartphone. Se você não consegue tolerar a sonolência ao usar o ônibus por mais de uma hora, é melhor dormir com as mãos no assento em frente ao assento e a testa no ônibus, ou dormir com a cabeça contra uma parede ou janela ou maçaneta outro. Mas mesmo neste momento, é melhor reduzir a hora de dormir.

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Os hábitos de vida em casa também são importantes. Quando estiver sentado no sofá e assistindo TV, é recomendável encostar as costas no encosto para que o pescoço não caia muito para a frente e evite deitar nos braços do sofá. Mesmo se você estiver deitado, deitar de lado com os ombros tocando o chão é uma maneira de aliviar a pressão no pescoço. Quando você dorme, sua posição pode mudar, então você deve deitar na cama o mais rápido possível. Ao dormir na cama, evite o travesseiro muito alto, e é melhor usar um travesseiro com cerca de 5-6 cm de altura. Exercícios que aliviam os músculos rígidos do pescoço com alongamento suave ajudam a prevenir os discos do pescoço.

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Puxe a cabeça para frente / empurre o queixo para cima com a ponta dos dedos

▲ Foto = Hospital Gangnam Nanori

1. Abaixe a cabeça em uma amplitude sem dor e expire.
2. Junte as mãos e empurre o queixo para cima com o polegar.
3. Mantenha por 15 segundos em cada posição e repita.
4. Faça 3 séries.

Puxe a cabeça para o lado / Coloque as mãos na cabeça e abaixe-as na diagonal

▲ Foto = Hospital Gangnam Nanori

1. Puxe a cabeça para o lado apenas com os braços, mantendo a cabeça nivelada com a linha dos ombros.
2. Puxe a cabeça diagonalmente para a esquerda/direita até a área sem dor.
3. Mantenha por 15 segundos em cada posição e repita.
4. Faça 3 séries.

(*Esta coluna foi contribuída por Kim Hyun Seung, diretor do Hospital Gangnam Nanori.)

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