Caminhar faz bem à saúde, quanto tempo devo caminhar por dia para obter o melhor efeito?

Caminhar pelo menos 4.000 passos por dia reduz o risco de morrer da doença
Resultados de uma meta-análise de 17 estudos envolvendo 220.000 pessoas

Macije Banach, professor da Medical University of Lodz, na Polônia, e professor assistente do Cikarron Center for the Prevention of Cardiovascular Diseases, da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, descobriu que o efeito da caminhada na saúde começa a partir de mais de 2.300 passos por dia e aumenta a 20.000 passos no European Journal of Preventive Cardiology em 9 .. Ele disse que não confirmou o limite.  foto = Getty Images
Macije Banach, professor da Medical University of Lodz, na Polônia, e professor assistente do Cikarron Center for the Prevention of Cardiovascular Diseases, da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, descobriu que o efeito da caminhada na saúde começa a partir de mais de 2.300 passos por dia e aumenta a 20.000 passos no European Journal of Preventive Cardiology em 9 .. Ele disse que não confirmou o limite. foto = Getty Images

[오피니언뉴스=이상석 기자] Quanto mais passos você dá a cada dia, maior o impacto na saúde, e um estudo descobriu que dar apenas 2.400 passos começa com um menor risco de morte por doença cardiovascular.

Macije Banach, professor da Medical University of Lodz, na Polônia, e professor assistente do Cikarron Center for the Prevention of Cardiovascular Diseases, da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, descobriu que o efeito da caminhada na saúde começa a partir de mais de 2.300 passos por dia e aumenta a 20.000 passos no European Journal of Preventive Cardiology em 9 .. Ele disse que não confirmou o limite.

O estudo descobriu que caminhar mais de 3.967 passos por dia começou a reduzir o risco de morte por todas as causas, e dar mais de 2.337 passos por dia começou a reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares.

O risco de morte por todas as causas e o risco de morte por doença cardiovascular diminuíram significativamente para cada aumento de 500 para 1.000 passos por dia.

Aumentar 1.000 passos por dia reduziu o risco de morte por todas as causas em 15% e aumentar 500 passos reduziu o risco de morrer por doenças cardiovasculares em 7%.

O professor Banach disse: “Este estudo mostra que os benefícios para a saúde da caminhada começam com menos passos do que se pensava anteriormente, e quanto mais você anda, melhor”.

Neste estudo, a equipe de pesquisa analisou 17 estudos de todo o mundo que incluíram um total de 226.889 pessoas. A média de idade dos participantes do estudo foi de 64 anos, 49% do total eram do sexo feminino e o tempo médio de acompanhamento foi de 7,1 anos.

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Está provado em muitos estudos que um estilo de vida sem atividade física contribui para o aumento de doenças cardiovasculares e encurta a vida.

Pesquisas anteriores mostraram que a inatividade física afeta mais de um quarto da população mundial e que as mulheres são mais propensas que os homens (32% vs. 23%) e em países de alta renda em comparação com países de baixa renda (37% vs. 16 ). %) menos fisicamente inativo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade física é a quarta causa mais comum de morte no mundo, causando 3,2 milhões de mortes anualmente devido à inatividade física.

Jornal Europeu de Cardiologia Preventiva. Maciej Banach et ai.

Como resultado da análise, o efeito da redução do risco de caminhar foi maior em pessoas com menos de 60 anos do que em pessoas com mais de 60 anos. Aqueles com 60 anos ou mais que deram de 6.000 a 10.000 passos por dia tiveram um risco 42% menor de morte, e aqueles com menos de 60 anos que caminharam de 7.000 a 13.000 passos por dia tiveram um risco 49% menor de morte.

O resultado da análise dividindo-se em 4 grupos de acordo com o número de passos por dia, o primeiro quartil (valor mediano 5537 passos), o segundo quartil (valor mediano 7370 passos) e o terceiro quartil comparado ao quartil padrão (mediana valor 3967 passos) com o menor número de passos, verificou-se que o risco Morte por todas as causas (valor mediano 11529 passos) diminui 48%, 55% e 67%, respetivamente.

Comparado com o quartil de referência (valor médio de 2.337 passos), o risco de morte por doença cardiovascular no primeiro quartil (valor médio 3.982 passos), no segundo quartil (valor médio 6.661 passos) e no terceiro quartil (valor médio 10.413 passos ) passos) foram de 16%, respectivamente; 49%, 77% diminuíram.

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Banach disse: “Embora cada vez mais medicamentos sofisticados estejam sendo desenvolvidos para condições específicas, como doenças cardiovasculares, mudanças no estilo de vida, incluindo dieta e exercícios, podem ser mais eficazes na redução do risco de doenças cardiovasculares e no prolongamento das doenças cardiovasculares”.

“Mais pesquisas são necessárias para determinar se esses efeitos na saúde se aplicam a exercícios de alta intensidade, como maratonas e triatlos, e a diferentes populações de diferentes idades e pessoas com problemas de saúde”, acrescentou.

A equipe de pesquisa concluiu que este era um estudo observacional, mostrando uma associação entre o aumento da contagem de passos e o risco de morte, mas uma relação causal não foi estabelecida, que pessoas com outras doenças não foram incluídas e que raça e status socioeconômico não foram considerados. em mente, e mostra que existem limitações.

Repórter Lee Sang-seokkant@opinionnews.co.kr
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