O leite de soja é diferente dos ovos? …Leite de soja saudável, como comê-lo corretamente

O leite de soja é rico em proteínas, contém fibra alimentar e oligossacarídeos para dar sensação de saciedade, por isso muitas pessoas o procuram como substituto de refeição. Ao contrário do leite, não há lactose, então as pessoas com intolerância à lactose podem apreciá-lo confortavelmente se comerem lactose. Você pode aumentar sua eficácia examinando o leite de soja e bebendo-o com cuidado.

Se você bebe leite de soja para a saúde, é melhor examiná-lo cuidadosamente e beber.

O leite de soja é conhecido por seus benefícios à saúde, quais são os efeitos reais?

O leite de soja feito de soja é uma rica fonte de proteína. A proteína ajuda a aliviar a fadiga, aumentando o metabolismo e aumentando a energia. A proteína de soja no leite de soja é rica em aminoácidos essenciais. Um deles, a lecitina, tem um forte efeito emulsificante que dissolve o colesterol ligado aos vasos sanguíneos, promove a circulação sanguínea, previne a aterosclerose e é útil para melhorar o poder do cérebro. A saponina, outro aminoácido da proteína de soja, reduz o colesterol e os triglicerídeos no sangue, previne coágulos sanguíneos e aterosclerose e também é eficaz na prevenção da hipertensão arterial.

As isoflavonas do leite de soja têm efeitos diversos. De acordo com um estudo realizado por uma equipe de pesquisa da Universidade de Aarhus publicado no Ugeskrift for Laeger, uma revista acadêmica dinamarquesa, as isoflavonas de soja têm um efeito positivo na prevenção de distúrbios da menopausa e osteoporose em mulheres.

Além disso, um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, publicado no American Journal of Gastroenterology, mostrou que a alta ingestão de isoflavonas e ácidos graxos ômega-3 reduz a gravidade da fibrose em pacientes com fígado gorduroso não alcoólico. Além disso, uma equipe de pesquisa do Departamento de Medicina Geral da Universidade de Melbourne descobriu que as isoflavonas no leite de soja tiveram um efeito significativo na prevenção do câncer de próstata.

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Além disso, nutrientes como ferro, ácido fólico, cobre, manganês e zinco presentes no leite de soja são eficazes na prevenção da anemia. Além disso, espera-se que beber leite de soja melhore a saúde óssea, aumente a massa muscular, previna a perda de cabelo, embeleze a pele, perca peso e melhore a qualidade do sono.

Precauções ao consumir leite de soja

A ingestão diária recomendada de leite de soja é de 1-2 xícaras com base em uma xícara de 200ml. A ingestão excessiva de leite de soja pode causar diarreia e dor abdominal, por isso tome cuidado. O leite de soja também é um alimento com alto teor de purinas, portanto, os pacientes com gota devem ter cuidado ao tomá-lo. Isso ocorre porque o ácido úrico do metabolismo das purinas pode se acumular nas articulações e piorar os sintomas da gota.

Se você comer leite de soja com o estômago vazio, é difícil ver os efeitos do leite de soja corretamente. Se você beber leite de soja com o estômago vazio, a rica proteína do leite de soja se transforma em calorias e desaparece. Por isso é necessário comer com outros alimentos para que a proteína não seja consumida.

Há muitas pessoas que seguem uma dieta de leite de soja, mas não é recomendado comer uma refeição apenas com leite de soja. A nutricionista Lim Chae Yoon, consultora de nutrição da Hidak, alertou: “Se você faz três refeições por dia e toma leite de soja como lanche todos os dias, é muito bom para sua saúde.

Se você estiver bebendo leite de soja para fins de dieta, é uma boa ideia comer alimentos como tomate e banana juntos. Se você comer leite de soja com outros alimentos, pode se sentir satisfeito e evitar desequilíbrios nutricionais e fenômenos de ioiô.

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Compare os alimentos que acompanham o leite de soja. comida ruim

Existem alimentos que apresentam melhor efeito nutricional quando ingeridos com leite de soja, e há alimentos que apresentam menor efeito nutricional.

Boa comida com leite de soja

Morangos: A vitamina C nos morangos evita a oxidação de ácidos graxos insaturados na soja. Isso permite que o corpo absorva nutrientes sem perda.

Proteína animal: Comer carne rica em proteína animal com leite de soja pode aumentar a absorção de proteínas.

Pão e bolinhos: Comer alimentos ricos em amido e leite de soja juntos pode aumentar a absorção de nutrientes. Quando a proteína do leite de soja se liga ao suco gástrico devido à ação do componente amido, a hidrólise enzimática ocorre bem e os nutrientes são absorvidos suavemente.

Alimentos que não são bons com leite de soja

Ovos: Ovos e leite de soja são frequentemente consumidos juntos para fins de dieta. No entanto, comer os dois juntos pode realmente reduzir o valor nutricional dos dois alimentos. Isso ocorre porque a tripsina no leite de soja causa perda nutricional quando encontra a proteína da clara do ovo.

Queijo: Como o leite de soja é uma bebida feita de soja, é melhor não comer alimentos que não combinam com a soja. Quando o leite de soja e o queijo são consumidos juntos, o ácido fosfórico rico na soja encontra o cálcio no queijo para formar fosfato de cálcio. O fosfato de cálcio não é absorvido pelo corpo, mas é transportado para fora do corpo como está. Como resultado, tanto o ácido fosfórico quanto o cálcio no queijo não podem ser absorvidos adequadamente.

Informações nutricionais e a origem da soja… Um olhar mais atento

Confira as informações nutricionais
O leite de soja é uma bebida originalmente feita de soja, mas novos ingredientes são adicionados a gosto. Em particular, o açúcar é frequentemente adicionado para torná-lo doce, por isso é importante verificar cuidadosamente o teor de açúcar.

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De acordo com um comunicado de imprensa de 2015 da Korea Consumer Agency, o teor de açúcar de cada produto de leite de soja era significativamente diferente. O teor de açúcar dos produtos lácteos de soja preta por porção padrão (200 ml) foi de pelo menos 5,8 gramas e até 10,9 gramas, uma diferença de até 1,9 vezes. O produto de leite de soja branco apresentou uma diferença de 1,7 vezes de um mínimo de 5,2 gramas para um máximo de 9,0 gramas. Mesmo que você beba apenas um produto com o maior teor de açúcar (10,9 g), está consumindo menos da metade da ingestão diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de 25 gramas de açúcar.

De acordo com os mesmos dados, o leite de soja apresentou diferença significativa no teor de cálcio de cada produto, e também no teor de calorias, carboidratos, gorduras e proteínas. Portanto, você precisa examinar cuidadosamente o conteúdo nutricional e escolher o leite de soja certo para você.

Verifique a soja
Também é importante verificar a origem e o método de fabricação da soja utilizada no leite de soja. A soja geneticamente modificada, que é a soja geneticamente modificada, não tem certeza se é estável ou não, por isso é melhor ter leite de soja usando soja local o máximo possível. Se você deseja obter uma ingestão nutricional rica, é melhor escolher o leite de soja integral. O Leite de Soja Integral é um leite de soja feito moendo 100% soja. Como são feitos moendo as cascas de soja e quiabo sem descartá-los, eles são ricos em vitamina E e fibras alimentares mais que o dobro do leite de soja em geral.

Ajuda = Aconselhamento Nutricional Hydak Lim Chae-yeon (Nutricionista)

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