[하정열의 시·그림과 함께 떠나는 우주여행](25) Júpiter, Príncipe do Sistema Solar – Entrevista 365

Jupiter 225001, 91 x 91 cm, tinta e óleo sobre papel coreano ⓒJungyeol Ha

Entrevista 365 colunista Ha Jeong-yeol = Júpiter, que orbita a quinta órbita do sistema solar, é o maior planeta do sistema solar. Júpiter é responsável por mais de dois terços da massa de todos os oito planetas do sistema solar combinados e tem um diâmetro de cerca de 143.000 quilômetros, cerca de 11 vezes a massa da Terra. Os cientistas acreditam que se Júpiter fosse um corpo celeste um pouco maior, uma reação nuclear teria ocorrido dentro de Júpiter e teria se tornado um segundo sol.

Júpiter tem um anel fino e brilhante o suficiente para ser detectado a olho nu. As linhas pretas de Júpiter são chamadas de “cintos” e as linhas brilhantes são chamadas de “dis”. Observações infravermelhas mostram que o cinto é mais frio que o cinto e, portanto, localizado na camada superior.

A atmosfera de Júpiter é composta principalmente de hidrogênio e hélio, com alguma amônia e metano presentes. O fenômeno mais famoso na atmosfera de Júpiter é a Grande Mancha Vermelha. Parece um vórtice comum por fora, mas é muito dinâmico por dentro. Considerada o vórtice de Júpiter, a Grande Mancha Vermelha tem formato oval e é muito maior que a Terra. A Grande Mancha Vermelha está localizada no Hemisfério Sul entre duas bandas opostas da atmosfera, e a atmosfera gira em torno da Grande Mancha Vermelha no sentido anti-horário. A velocidade do vento dentro da Grande Mancha Vermelha é próxima de 100 m/s.

A temperatura da superfície de Júpiter (a parte superior da nuvem) é de cerca de -148 graus Celsius. Júpiter irradia mais calor do que recebe do sol, indicando uma fonte de calor dentro de Júpiter. Sua fonte de calor é conhecida como a energia gravitacional liberada pelos gases que colapsam acima do planeta enquanto ele se formava.

READ  E se você transmitir o YouTube usando dois computadores em vez de um? > Comentários

Até recentemente, apenas Saturno era conhecido por ter anéis, mas foi surpreendente que a Voyager 2 tenha descoberto anéis em Júpiter. Os anéis de Júpiter podem ser divididos em três partes principais: o anel interno, o anel obscuro, o anel principal central e o anel externo fino e fraco.

Júpiter gira mais rápido no sistema solar, o que nos permite ver uma região equatorial convexa elíptica. Júpiter é feito principalmente de gás, por isso gira de maneira diferente como o sol. Ou seja, gira mais rápido no equador e relativamente lento nos pólos. Perto do equador, ele gira a cada 9 horas e 50 minutos e, em latitudes mais altas, gira a cada 9 horas e 55 minutos. O eixo de rotação é inclinado em 3 graus.

Júpiter orbita a 5,2 UA (780 milhões de km) do Sol. A declinação é pequena, cerca de 0,048, e o período orbital é de cerca de 11.862 anos (cerca de 11 anos e 10 meses).

Júpiter tem um forte campo magnético. Sabe-se que a causa do campo magnético da Terra é um núcleo fundido feito de ferro e níquel. Supõe-se que Júpiter desempenha um papel no hidrogênio metálico líquido dentro dele. A aurora boreal causada pelo campo magnético da Terra também foi observada em Júpiter.

Júpiter também é chamado de pequeno sistema solar. O nome foi dado porque muitas das luas giram em torno de Júpiter, assim como vários corpos celestes, como planetas e asteróides, giram em torno do sol. Júpiter tem muitas luas, incluindo as famosas quatro luas galileanas. Galileu Galilei (1564-1642) foi o primeiro a descobrir este orbe em 1610, usando um telescópio refrator que construiu perto de Júpiter. Essas luas foram posteriormente nomeadas (Io, Europa, Ganimedes e Calisto) pelo astrônomo alemão Simon Marius, que descobriu Andrômeda. Se a vida sobrevive nessas luas de Júpiter e se nós humanos podemos ir e se estabelecer lá ainda está sendo explorado.

READ  Como reduzir sua pegada de carbono conforme aprendemos no Chat GPT - Leitura de Sustentabilidade

Júpiter foi lançado por várias sondas terrestres, incluindo Pioneer 10 e 11 em 1972 e 1973, e Voyager 1 e 2 em 1977, tornando-se Ulysses e Galileo.

Júpiter é um planeta excepcionalmente grande e brilhante, e depois de receber o nome do deus chamado Marduk na Mesopotâmia, Júpiter herdou os nomes dos deuses ao redor do mundo. Como Zeus, que teve muitas esposas na mitologia grega, ele tem muitas luas e, de fato, os nomes de muitas luas como Io, Calisto e Europa são os nomes da esposa de Zeus na mitologia.

Pensando em Júpiter e suas luas,Príncipe de Júpiter do sistema solar‘Escrita e pintura de poesia iraniana, incluindo as luas de Júpiter e Galileu’Júpiter 225001‘ Afundando.

Príncipe de Júpiter do sistema solar

Por uma pequena e muito pequena margem
Não pode se tornar uma estrela que emite sua luz.
Senhor Júpiter, que permaneceu príncipe do planeta

Tomando emprestada a sabedoria de Galileu que escapou do castigo celestial
que se tornou a esposa de Zeus
Io, Europa, Ganimedes e Calisto

Temos orgulho na majestade maior que nossa base,
Olhando um para o outro e amando um ao outro
A grande faixa vermelha, girando em um grande turbilhão

Cerca de 80 pincéis decic grandes e pequenos
Envolto em uma linda saia
Tingir os céus e a terra com as belas cores do céu
Um artista claro e bonito

Ha Jeong Yeol, colunista

Colunista, comandante do exército (exemplo), Ph.D. em Estudos Norte-coreanos, Professor Visitante da Universidade de Estudos Norte-coreanos, Diretor do Instituto Coreano de Segurança Nacional e Unificação, pintor aeroespacial, poeta e romancista.

Comunicar comunicados de imprensa e artigos correspondentes 365@naver.com