O que devo fazer se minha expectativa de vida aumentar? Preciso ser saudável…Como posso viver mais tempo com menos dor

Descansar na natureza e ficar longe de smartphones, alimentos fermentados, etc. ajudará a prolongar uma vida saudável.

Para aumentar uma expectativa de vida saudável, são necessários esforços para reduzir o estresse, controlar o açúcar no sangue e manter um coração saudável. [사진=클립아트코리아]

Você provavelmente já ouviu o velho ditado: “Agora é o século”. Não é surpreendente que a esperança média de vida dos coreanos, que era de apenas 62,7 anos em 1970, tenha agora saltado para 83,6 anos. No entanto, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a esperança média de vida saudável dos coreanos é de 66,3 anos, o que é muito inferior à esperança média de vida. Isso significa que ele não poderia viver adequadamente por mais de 17 anos.

No entanto, a maioria das pessoas não quer viver muito tempo na cama, numa cadeira de rodas ou dependente dos filhos. É claro que uma idade saudável não significa que se possa viver como jovem sem nunca ficar doente. O envelhecimento é um fenómeno natural e temos de suportar doenças crónicas ligeiras e algum desconforto físico. Tudo o que queremos é chegar a uma idade avançada onde possamos pelo menos ficar de pé, aproveitar a vida, fazer tarefas domésticas leves e abraçar os netos. Como posso viver tanto e sofrer o menos possível?

Sem pressão!.. Esteja com a natureza e fique longe dos smartphones

O estresse crônico acelera o envelhecimento. “O estresse danifica as células e causa inflamação”, disse a Dra. Elissa Ifill, do Centro para Envelhecimento, Metabolismo e Emoção da Universidade da Califórnia, EUA. Então, o que podemos fazer para reduzir o estresse? A mídia de saúde americana apontou descansar com a natureza, passar tempo sozinho e ficar longe de smartphones como formas de reduzir o estresse diário.

Descansar na natureza não significa que você tenha que fazer uma viagem às montanhas, campos, mares e rios. Qualquer lugar é bom, desde que haja árvores e grama para que você possa desfrutar da vegetação e do ar fresco. Pequenas pausas na natureza podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, e pesquisas mostram que mesmo pequenas pausas de 20 a 30 minutos por semana podem ter um impacto psicológico significativo.

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Passar algum tempo sozinho também ajuda. Meditar, registrar um diário ou correr sozinho para se livrar de suas preocupações e ansiedades e reservar um tempo para olhar constantemente para dentro pode abrir o caminho para um envelhecimento saudável. Se algo está lhe causando muito estresse agora, é uma boa ideia considerar se esse evento será tão importante daqui a uma semana, um ano ou mesmo décadas. Você pode sentir que está morrendo agora, mas se der um passo para trás e pensar sobre isso, poderá perceber que não é tão importante e se sentirá aliviado.

Além disso, ficar longe dos smartphones pode reduzir significativamente o estresse diário. As pessoas modernas verificam seus smartphones dezenas de vezes por dia. Muitos pesquisadores apontam que o uso excessivo de smartphones pode aumentar o estresse e a ansiedade e levar à privação de sono. De acordo com a Prevention, houve um estudo realizado por pesquisadores alemães que confirmou que tornar o sábado de manhã um “tempo livre do smartphone” e movimentar o corpo durante esse período reduz o nível de estresse.

Dieta mediterrânea, controle o açúcar no sangue de forma consistente com chá verde

Se os níveis de açúcar no sangue continuarem a subir ou a descer com frequência, as células do corpo podem ser danificadas, causando diabetes, doenças cardíacas, etc., o que pode reduzir significativamente uma esperança de vida saudável. Para evitar isso, pode ser útil seguir uma dieta mediterrânea ou beber chá verde regularmente. A dieta mediterrânea consiste em vegetais, frutas, gorduras vegetais de alta qualidade e peixes ricos em proteínas e é eficaz na manutenção de níveis adequados de açúcar no sangue, bem como na saúde geral. Se você gosta de comer carne vermelha pouco saudável, alimentos processados ​​e alimentos doces e salgados, primeiro você deve adquirir o hábito de comer constantemente saladas que contenham vegetais frescos. A pesquisa mostrou que comer vegetais folhosos, mesmo uma vez por dia, ajuda a manter a saúde do cérebro em pessoas idosas.

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Segundo pesquisadores japoneses, beber chá verde pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em adultos que não têm diabetes. Beber chá verde regularmente é benéfico para a saúde, pois reduz a quantidade de bactérias nocivas que vivem nos intestinos. Além disso, também é útil usar um medidor de glicose no sangue para verificar regularmente como o seu nível de açúcar no sangue muda dependendo dos alimentos que você ingere. Depois de aprender sobre o monitoramento do açúcar no sangue, você poderá desenvolver o hábito de ler seus níveis e escolher os alimentos certos.

Aproveite o tempo livre na vida diária e pratique exercícios de força regularmente

O exercício regular e contínuo é um dos princípios básicos para manter a saúde. O exercício traz muitos benefícios à saúde, incluindo a construção muscular e a melhoria da mobilidade em pessoas idosas, além de aumentar a atividade antiinflamatória no corpo e controlar os níveis de insulina que causam danos às células. Tente fazer consistentemente pelo menos 150 minutos de exercícios por semana, como caminhada, corrida, natação ou treinamento de força, como levantamento de peso, para evitar a perda muscular.

Se de repente você achar difícil fazer exercícios, comece tentando continuar movimentando o corpo usando as lacunas da sua vida diária. Os exemplos incluem levantar-se da cadeira e alongar-se ou caminhar pelo corredor depois de trabalhar por 30 minutos a uma hora no trabalho, limpar a cozinha antes de sentar no sofá em frente à TV e usar as escadas em vez do elevador, se possível. Também é importante consumir proteínas corretamente para prevenir a perda muscular e manter a massa muscular. É uma boa ideia incluir alimentos ricos em proteínas, como nozes, ovos, feijão, peixe, carne e pão de centeio em todas as refeições e comê-los com frequência.

Fortaleça seu coração… coma pasta de soja, chame um amigo

O coração é um dos órgãos importantes para aumentar a expectativa de vida saudável. As doenças cardíacas podem levar à morte, mas também há muitas pessoas que sofrem na velhice devido a problemas cardíacos. Pessoas em risco de doenças cardiovasculares, como pressão alta ou colesterol alto, bem como aquelas sem problemas, devem se esforçar para seguir uma dieta saudável para o coração como medida preventiva.

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Comer muitos alimentos fermentados e cozinhar com ingredientes saudáveis ​​em casa, em vez de comer fora, é bom para a saúde do coração. Comer alimentos processados ​​ou fora de casa consome muito açúcar e gorduras trans que são prejudiciais ao coração. Há também pesquisas que mostram que se você comer regularmente pasta de soja, natto e tofu, o risco de desenvolver pressão alta diminui em até 28%.

Também é importante entrar em contato com amigos com frequência e conhecer muitas pessoas. Pode parecer surpreendente, mas a solidão é um fator de risco que aumenta a probabilidade de doenças cardíacas e derrames. É uma boa ideia praticar hobbies como dança do ventre ou aulas de canto, assistir a aulas onde você possa aprender ou conversar com mais frequência ao telefone com os amigos e compartilhar seu dia a dia por meio de videochamadas caso seja difícil encontrá-los.

Uma das coisas importantes para manter um coração saudável é dormir. Dormir de qualidade suficiente é muito importante para manter uma boa saúde. A hora de dormir é um momento para todos os principais tecidos do corpo, incluindo o coração, descansarem e se recuperarem. É necessário fazer esforços para melhorar a qualidade do sono, mantendo um padrão de sono consistente todos os dias e desenvolvendo hábitos de tomar banho relaxante, ler ou meditar antes de dormir.

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