Os “Benefícios Incríveis do Superalimento do Repolho”… Mas Evite “Por Desta vez” [황수경의 건강칼럼]


Rico em cálcio e beta-caroteno, o repolho é um dos três principais alimentos imunológicos do mundo
O suco verde de nabo deve ser evitado se tomado tarde da noite, pois pode sobrecarregar o estômago.
Nutricionista Yoon Seung-won “Para prevenir a perda nutricional, mastigue devagar e coma vegetais crus ou embrulhados neles.”

[내레이션 : 황수경 아나운서]

Couve é um superalimento bem conhecido. A Organização Mundial da Saúde listou a couve como um dos três principais alimentos para aumentar o sistema imunológico do mundo, junto com a batata-doce e o tomate. O primeiro benefício do repolho é seu alto teor de cálcio. É superior a outros vegetais verdes. De acordo com o Ministério da Segurança Alimentar e Medicamentosa, a quantidade de cálcio no repolho é de 328 mg por 100 gramas, o que é uma diferença significativa entre 40 mg de espinafre, 24 mg de cenoura e 39 mg de brócolis. Para referência, o teor de cálcio no leite e nas anchovas é de 113 mg e 496 mg por 100 gramas. Seria bom saber que pode ser comparado com anchovas e leite, que são dois alimentos que contêm cálcio.

A segunda vantagem do repolho é a abundância de beta-caroteno. O beta-caroteno é uma substância pertencente ao sistema “carotenoide” e é conhecido por seu efeito antioxidante. Com base em dados do Ministério de Segurança Alimentar e Medicamentosa, a couve tinha um teor de beta-caroteno de 3.145 mg, que é o segundo mais alto entre espinafre, cenoura, brócolis e abóbora antiga. O beta-caroteno, que é abundante na couve, é um ingrediente obrigatório para as pessoas modernas porque evita a oxidação celular, retarda o envelhecimento da pele e ajuda a prevenir o câncer.

Além disso, 100 gramas de couve contém mais de 80% da quantidade diária recomendada de vitamina C. Além do cálcio, também é rico em magnésio, que é bom para a saúde dos ossos, e vitamina K, que é útil para prevenir a osteoporose. Além disso, a clorofila na couve pode ajudar a desintoxicar o fígado e melhorar a saúde intestinal. Também tem o efeito de melhorar a qualidade do sangue e aliviar a anemia, aumentando o número de glóbulos vermelhos.

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Então, como você pode comer uma couve tão saudável? A maioria das pessoas bebe como suco verde. Se você mudar assim, é fácil de tomar e há pouca perda nutricional, mas há algumas coisas com as quais se deve ter cuidado. Em primeiro lugar, não é recomendado usar suco verde de couve tarde da noite. Beber suco ou suco verde tarde da noite pode sobrecarregar o estômago, pois o ácido estomacal é repentinamente secretado pelo estômago. Se esse processo se repetir, pode piorar com gastrite crônica ou esofagite de refluxo. Em segundo lugar, recomendamos o uso de um espremedor em vez de um liquidificador. Isso porque nutrientes como enzimas e vitaminas da couve podem ser danificados pelo calor gerado pelo liquidificador.

Para referência, ao fazer suco de couve, adicionar purê de maçã ou iogurte pode realmente realçar o sabor. Os nutrientes também podem ser repostos. Lembre-se de que é melhor controlar o açúcar no sangue, evitando a perda de nutrientes, se você o comer cru, em vez de suco, mastigando-o lentamente ou usando-o como um vegetal enrolado.

Coluna = Hydak Medical Correspondente Yoon Seung-won (nutricionista)

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