Saúde: os efeitos surpreendentes de comer arroz

Mesmo comer com outras pessoas ocasionalmente pode ajudar a melhorar o bem-estar emocional, melhorar os hábitos alimentares e desenvolver papilas gustativas exigentes.

Pode ser difícil jantar com alguém todos os dias, mas aqui estão algumas maneiras de obter um impacto positivo ao comer juntos.

Estudos mostraram que comer com alguém pode aumentar os sentimentos de felicidade. Isso ocorre porque várias pessoas podem se sentar ao redor da mesa para sentir a familiaridade e promover o vínculo.

Outro estudo mostrou que quando crianças e adolescentes comem com outras pessoas, eles são mais propensos a comer alimentos saudáveis ​​ricos em frutas, vegetais e nutrientes. Há até evidências de que comer com a família reduz as chances de sobrepeso ou obesidade em adultos jovens.

Alguns especialistas dizem que, como o ato de compartilhar uma refeição com outras pessoas é tão complexo, outros possíveis fatores contribuintes não podem ser completamente isolados ao discutir as ramificações.

Por exemplo, famílias que comem juntas geralmente têm mais dinheiro do que famílias que não comem juntas. Porque eles podem comprar alimentos frescos e têm tempo, energia e capacidade física para cozinhar. Alguns médicos apontam que a refeição familiar perfeita é impossível na maioria dos lares e muito estressante.

No entanto, psicólogos e especialistas em nutrição geralmente concordam que comer juntos aumenta a saúde física e emocional. Crianças e adolescentes são particularmente afetados. “Se você não se concentrar no que está comendo, é fácil comer ou comer o que está à sua frente sem pensar”, diz Linda Blair, psicóloga clínica e especialista em educação.

“Comer com outras pessoas permite que você se concentre em seu próprio comportamento alimentar. Comer mecânico é ruim, então você tem que comer com alguém para evitar isso.”

Satisfaça os comedores exigentes

A base de uma alimentação saudável é formada desde cedo, e comer com outras pessoas pode desempenhar um papel importante nesse processo, diz Catherine Libby, nutricionista certificada especializada em nutrição infantil. “É importante que as crianças comam”, disse Lieb. “Quando tivermos tempo para comer juntos, eles saberão como são e cheiram os diferentes alimentos.”

Os bebês aprendem a saborear a comida ao tocá-la. É especialmente eficaz para crianças com gostos ecléticos. “Para alimentos de primeira viagem ou desafiadores, as crianças podem precisar de exposição a mais elementos sensoriais até que queiram comer por conta própria”, diz Lieb.

“Como pais, às vezes fornecemos intencionalmente modelos a seguir. Por exemplo, os pais mostram aos filhos que esses comportamentos fazem parte de uma vida familiar segura e agradável comendo os alimentos saudáveis ​​que desejam alimentar seus filhos. Você pode se tornar um modelo simplesmente sentado educadamente à mesa e dizendo “por favor” e “obrigado”.

Melhor comunicação

fonte da imagem Imagens Getty

explicação da imagem

Os adolescentes podem falar mais abertamente em situações em que podem voltar os olhos para a comida em vez de fazer contato visual com os pais

A hora de comer é o momento mais eficaz para conversas com crianças e adolescentes. “Crianças de todas as idades, especialmente adolescentes, costumam falar sobre coisas que querem deixar claro ou se sentem desconfortáveis ​​em situações em que não precisam fazer contato visual”, diz Blair.

“Quando você come, você pode ver a comida em vez de fazer contato visual enquanto fala. É por isso que as crianças podem dizer coisas que os adultos não dizem quando dizem ‘vamos conversar’.”

A hora da refeição é uma oportunidade preciosa para casais e coabitantes se relacionarem. “Para os humanos, a comida é um bônus”, diz Blair. “Você pode ter uma conversa melhor sem ficar com raiva quando come. Em geral, você pode ter discussões mais construtivas quando come.”

No entanto, é difícil para muitas famílias comer com a família. De acordo com uma pesquisa realizada por uma rede de supermercados no ano passado, apenas 28% dos lares britânicos jantavam juntos todos os dias. A maioria (55%) disse que não, e 19% disseram que não podiam comer com a família porque trabalhavam até tarde. Cerca de 23% dos pais disseram que seus filhos comem na frente de uma TV ou console de jogos.

Se você pode comer com outras pessoas, mesmo que ocasionalmente, como pode maximizar o efeito?

1. Qualidade sobre quantidade

“Não importa com que frequência”, diz Blair. “É importante tentarmos comer juntos pelo menos uma ou duas vezes por semana.” Especialmente no caso dos adolescentes, se forem obrigados a sentar-se em frente a uma mesa, não se comunicarão, por isso é importante responder com flexibilidade.

“Eles não são preguiçosos, têm dificuldade em acordar de manhã e só querem ficar acordados até tarde da noite”, disse ele.

Blair diz que nem todos na família precisam comer juntos todos os dias. “Se um de seus filhos, por exemplo, for treinar, você pode usar isso como uma oportunidade valiosa para se concentrar na outra criança”, disse ele.

2. Comam juntos regularmente

Blair recomenda fazer refeições regulares juntos sempre que possível. “Pode ser um brunch de domingo, por exemplo, ou pode ser uma festa de pizza na terça à noite”, diz ele. Ele acrescentou que não há necessidade de enfatizar a qualidade dos alimentos. Isso ocorre porque a comida não é a parte mais importante do ato de comer juntos.

Lipe recomenda adicionar um elemento de diversão, especialmente se você tiver filhos pequenos. Por exemplo, em vez de colocar pratos individuais na frente de cada pessoa, prepare uma variedade de alimentos, como um bufê, e deixe-os levar o que quiserem. Você também pode escolher diferentes coberturas de massas, fajitas, tacos e torradas.

“As crianças podem escolher o que querem e podem conversar enquanto comem juntas”, explica Libby.

Ter filhos para ajudar a preparar as refeições pode tornar as refeições mais atraentes. Lieb aconselha deixar a criança ajudar a cozinhar, arrumar a mesa, servir comida, limpar, etc., dada a idade da criança.

“As crianças estão mais dispostas a desfrutar de uma refeição se sentirem que contribuíram para isso”, diz ele.

3. Deixe os aparelhos eletrônicos

explicação da imagem

Você pode fazer uma regra de “sem eletrônicos na mesa”?

Mais e mais estudos estão sendo publicados mostrando benefícios significativos que podem ser alcançados ao não usar dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, ao comer juntos.

Vários estudos têm demonstrado que pais, responsáveis ​​e crianças que utilizam dispositivos eletrônicos na hora das refeições apresentam maior risco de desenvolver hábitos alimentares não saudáveis ​​e obesidade. Porque se o aparelho te distrair, você nem saberá que está cheio. Alguns pesquisadores explicam que, se os pais ou responsáveis ​​usarem o celular enquanto comem, não podem ser um bom exemplo para que as crianças formem hábitos alimentares saudáveis.

“É muito importante estar ciente do que você está comendo. Não é difícil não olhar para o telefone enquanto isso, comer leva cerca de 15 a 20 minutos”, diz Blair.

4. Coma da mesa

fonte da imagem Imagens Getty

explicação da imagem

Você não precisa se sentar à mesa. Que tal um piquenique indoor?

“Há também uma maneira de grelhar ou comer fora”, disse Lieb. “Especialmente se você tem filhos, você pode fazer da experiência de comer juntos uma aventura colocando um tapete no chão e fazendo um piquenique.” Mesmo quando você está sentado no sofá e comendo, você pode se comunicar adequadamente se desligar a TV.

5. Pense de forma realista

O Dr. Max Davey, da Academia Real Britânica de Pediatria e Saúde Infantil, ressalta que comer juntos é impossível para muitas famílias.

Como ele diz: “É realmente importante não definir um modelo perfeito fora de alcance”. Cozinhar e comer juntos é um desafio para famílias de baixa renda, trabalhadores em turnos, pessoas com deficiência ou membros da família com deficiências de desenvolvimento neurológico.

“A ideia perfeita de sentar à mesa e comer comida saudável que você cozinha para si mesmo não ajuda e pode sair pela culatra para quem não pode”, diz Davey.

E se você não mora com a família ou amigos?

Com os fechamentos e restrições de reunião nos últimos anos, muitos quase esqueceram como sair juntos. Quando você tem que lidar com o estresse da vida cotidiana, pode parecer que socializar dá muito trabalho.

Mas vale a pena fazer o esforço para obter a euforia que vem da “alimentação social”, de acordo com a pesquisa da Universidade de Oxford. O relatório da pesquisa afirmou:

“Quanto mais as pessoas comem nas mídias sociais, mais felizes e satisfeitas ficam com a vida, mais confiam nos outros, mais ativas são em sua comunidade e mais amigos podem contar.”

Você não precisa comer em um restaurante caro. Uma maneira muito mais barata de jantar com outras pessoas é preparar um pedido e comer regularmente na casa um do outro. Considere convidar as pessoas para lhe trazer um pedaço de comida quando você as convidar para sua casa.

E se for difícil encontrar amigos para jantar? Você só precisa encontrar pessoas que pensam como você. Fique de olho nos eventos de jantar únicos que acontecem perto de sua casa. Normalmente, nesses eventos, há mesas compartilhadas em vez de mesas privadas para facilitar a conversa das pessoas.

Você também pode encontrar um grupo que organiza refeições comunitárias em sua área. Existem muitas organizações em cada região, e elas se concentram principalmente na redução do desperdício de alimentos, para que você possa aproveitar o efeito de uma pedra e dois pássaros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.