Escalando as 100 montanhas mais altas e famosas em 841 dias “Agora sou uma pessoa saudável que não inveja os outros”[베스트 닥터의 베스트 건강법]

Choi Jong-seob, professor de obstetrícia e ginecologia do Hospital Universitário Hanyang, explica como se manter saudável durante uma caminhada. Há seis anos, sua saúde esteve “pior” até os 49 anos… Viajei pelo país, sob a orientação de um colega de escola, e caminhei dois ou três lugares nas minhas primeiras férias de caminhada. escalando as 100 montanhas famosas mais altas há dois anos

Jung Seop Choi, professor de obstetrícia e ginecologia do Hospital Universitário de Hanyang, escalou a montanha pela primeira vez há seis anos, mas tornou-se um entusiasta do montanhismo num curto período de tempo, escalando uma das 100 maiores montanhas do país em duas. Anos. Foto tirada pelo professor Choi enquanto escalava o Monte Hallasan, uma das 100 montanhas mais famosas. Introdução do Professor Jungsub Choi

Choi Jong-seop, professor de obstetrícia e ginecologia de 55 anos do Hospital Universitário de Hanyang, ficou afastado dos exercícios até os 40 anos. Concentrei-me apenas no meu trabalho principal como médico. Após a cirurgia, bebi Buktango para acalmar meu corpo cansado e imediatamente desmaiei e adormeci. Havia muito estresse no trabalho.

Isso significa que minha saúde não pode estar boa. Meu fígado gorduroso era muito grave. Os níveis hepáticos (AST, ALT), que são indicadores da saúde do fígado, excedem 300 U/L (unidades por litro). A faixa normal para níveis hepáticos é de até 40 unidades/L. A pressão arterial sistólica após medicação anti-hipertensiva foi de 140 mmHg. O peso chegou a 115 kg. Ele era obeso. Quando me levantei, não consegui ver os dedos dos pés porque eles estavam obscurecidos pela minha barriga protuberante. Era difícil respirar. “Houve momentos em que pensei que, se continuasse assim, talvez não conseguisse passar dos 50 e poucos anos”, disse o professor Choi.

O destino do Professor Choi mudou há seis anos. Agora me tornei um “alpinista profissional” tendo escalado todas as montanhas famosas do país. Como isso foi possível?

●”É difícil ir para as montanhas, mas quero ir de novo.”

Em maio de 2017, foi realizada uma reunião do ensino médio. Durante meus tempos de estudante, conheci Makyuk Gyu (莫逆之友) pela primeira vez em 30 anos. O relacionamento continuou novamente. Então meu amigo desenvolveu câncer nas glândulas salivares. O professor Choi foi recomendado por um de seus colegas e o amigo concluiu o tratamento com segurança. Meu amigo disse isso porque estava grato por me dar alguns conselhos. “Então você estará em apuros.”

Meu amigo era um “alpinista profissional” que escalava montanhas por todo o país há mais de 20 anos. Ele levou o professor Choi para a montanha Bukhansan. Três pessoas, juntamente com outro amigo, subiram ao topo de uma montanha a cerca de 400 metros acima do nível do mar. Dizem que até um iniciante consegue escalá-lo em menos de duas horas, mas demorou duas horas e meia.

READ  8 razões pelas quais uma xícara de chá de limão é bom para sua saúde

“Eu estava sem fôlego”, disse o professor Choi. “Senti que meu coração ia pular”, lembra ele. Eu desabei várias vezes ao longo do caminho e tentei desistir. Graças à ajuda dos meus amigos, consegui chegar ao topo. A primeira viagem do Professor Choi terminou assim.

Naquela noite, o professor Choi estava com dores. O professor Choi decidiu não escalar a montanha novamente. Inesperadamente, esta decisão foi quebrada em dois dias. Memórias da montanha vêm à minha mente. Enquanto estava deitado no cume, senti o vento passar pelo meu rosto e até o cheiro fresco da grama refrescou minha mente.

Meu amigo sugeriu uma viagem de fim de semana novamente. Sem perceber, o professor Choi disse: “Vamos lá”. Fiz minha segunda viagem ao Monte Bolam. Foi difícil desta vez também. “Eu estava louco”, disse o professor Choi. “Nunca mais voltarei à montanha”, disse ele e escalou a montanha.

● Suba as 100 montanhas mais famosas em dois anos

Com o passar de alguns dias, fiquei curioso sobre a montanha e, quando realmente subi a montanha, me arrependi e o processo se repetiu. Se eu fosse para a montanha no sábado, teria que ficar deitado o dia todo no domingo. No entanto, o número de viagens às montanhas aumentou gradualmente. Visitei principalmente as montanhas mais baixas da região da capital. Seis meses se passaram assim. “Sério” comecei a gostar da montanha. “De agora em diante, nunca me arrependerei de escalar a montanha”, disse o professor Choi.

No caminho do trabalho para casa, mudei de direção e fui para as montanhas. Houve momentos em que eu caminhava sozinho, mas principalmente eu ia com três ou quatro colegas do ensino médio. Foi nessa época que comecei a visitar as montanhas locais. Normalmente, nos encontrávamos na madrugada de sábado e íamos para o campo em um carro. Depois de viajar cerca de 4 horas, subimos a primeira montanha. Desci a montanha ao pôr do sol e dormi numa residência próxima. No dia seguinte, acordei cedo, fui para Seul e escalei a segunda montanha. “Tornou-se quase uma rotina sair cedo no sábado e voltar para casa tarde no domingo à noite”, disse o professor Choi.

Então, por acaso, encontrei uma inscrição para montanhismo de uma empresa offshore. Era um aplicativo que ficava documentado com um carimbo toda vez que você escalava 100 montanhas famosas em todo o país. O professor Choi também decidiu tentar.

Desliguei minha primeira fita em março de 2021. Embora já tivesse estado na montanha, escalei-a novamente com a mente renovada. A cena e o sentimento eram diferentes novamente. Se possível, escalaria duas montanhas por semana. Às vezes eu escalava três montanhas por semana. Em junho deste ano, escalei o Monte Jayasan em Hapcheon em Gyeongnam e Seongju em Gyeongbuk, tornando-o uma das 100 montanhas mais famosas do país. Demorou 841 dias completos.

Qual é o próximo objetivo? “Mesmo se eu escalar a montanha novamente, a sensação será diferente”, disse o professor Choi. “Pretendo escalar esta montanha novamente, uma por uma”, disse ele com um sorriso. “Entre as montanhas que visitei até agora, há um lugar que aprecio muito e gostaria de recomendar.” “O ciclo Seoraksan Dinosaur Ridge leva cerca de 12 horas e, embora difícil, é tão bonito que é mortal”, disse o professor Choi.

● Depois de caminhar durante um ano, meu corpo ficou mais leve.

Durante as caminhadas, cuidei da minha saúde com naturalidade. Apenas um ano depois de começar a caminhar, meus níveis voltaram ao normal. Meu peso, que era de três dígitos, caiu para 88 kg. Em vez disso, tive que me preocupar com a rápida perda de peso. “Perdi muito peso, então não tive resistência para fazer uma cirurgia imediatamente”, disse o professor Choi. “Então parei de perder peso.”

Naquela época, houve um jantar no hospital. Solicitei um serviço de motorista designado e caminhei até o estacionamento. Demora cerca de 15 minutos do local de jantar até o estacionamento. Como a encosta era muito íngreme, essa não era uma área pela qual eu normalmente andaria. “Aproximei-me enquanto conversava com meu filho e não foi nada difícil”, disse o professor Choi. “Os pequenos já estão atrasados”, disse ele.

Depois disso, o professor Choi mudou. Caminhei um pouco. Quando subi as escadas, não senti falta de ar até chegar ao sexto andar. Antes da cirurgia, fui deliberadamente a uma cafeteria fora do hospital e comprei café. Agora, se eu abaixar a cabeça e olhar para baixo, posso ver os dedos dos pés.

Depois de mais um ano, todos os indicadores de saúde voltaram ao normal. Ele tinha histórico familiar de hipertensão. Mesmo depois de tomar a medicação, minha pressão arterial nunca caiu abaixo de 140 mmHg. Depois diminuiu para 110 mm Hg. Quando volto do trabalho, caminho ao longo do rio Yanggaecheon, perto da minha casa. “Quando o exercício se tornou um hábito, o meu gosto pela comida melhorou dramaticamente”, disse o professor Choi. “Estou preocupado em ganhar peso”, disse ele com uma risada.

● Faça exercícios de vez em quando para proteger os músculos dos joelhos.

Se você escalar uma montanha extensivamente em um curto período de tempo, poderá machucar os joelhos. O professor Choi fez o mesmo. A dor no joelho apareceu após 1 ano e 6 meses. Como resultado de um exame de ressonância magnética (MRI), foi confirmado dano articular. O professor Choi pediu uma solução ao seu irmão mais novo, um médico de reabilitação. Meu irmão mais novo me disse para fortalecer os músculos ao redor das articulações dos joelhos. Seguindo esse conselho, levamos uma máquina de exercícios para joelhos para o laboratório e continuamos nos exercitando 100 vezes por dia.

Exercícios para os músculos das pernas também foram adicionados. “Em particular, ao descer a montanha, a carga sobre os joelhos é cerca de quatro vezes maior que a carga em terreno plano”, disse o professor Choi. “Você deve ter músculos fortes nas pernas para evitar lesões”, disse ele. Para conseguir isso, o professor Choi anda sobre os calcanhares 100 vezes, pelo menos no laboratório, porque esse movimento ajuda a fortalecer os músculos das pernas.

Uma semana após o início deste treinamento de reabilitação, minha dor no joelho diminuiu significativamente. Como resultado de continuar fazendo isso sem perder um único dia, a dor desapareceu completamente em dois meses. “Meus amigos me perguntaram se eu havia recebido uma injeção especial”, disse o professor Choi. “É suficiente apenas continuar o treinamento de reabilitação”, disse ele.

O professor Choi também carrega uma bolsa para fortalecer os músculos centrais. Coloque cerca de 6 garrafas de água congelada no saco. Neste caso, o peso da sacola pode chegar a 20 kg. À medida que a mochila fica mais pesada, mais força é aplicada aos músculos centrais. “Você pode fazer treinamento de força suficiente em sua vida diária”, disse o professor Choi. “Se você estiver fazendo exercícios como flexões intencionalmente, pode ser muito difícil”, disse ele.

Qual o motivo de ir para a montanha durante o treinamento de reabilitação? “Não há nenhuma razão especial”, disse o professor Choi. “É simplesmente bom”, disse ele. Ele descreveu isso como um “vício saudável”. É claro que mesmo agora, quando subo uma montanha, sinto-me cansado e com falta de ar. Porém, quando a semana começa, só penso em fazer caminhadas no fim de semana é porque o cheiro da montanha nunca sai da minha cabeça. Porém, existem regras que devem ser seguidas ao caminhar.

“Não compita em velocidade. Se você escalar a montanha lentamente, o risco de lesões será menor. Além disso, por favor, não vá a áreas restritas e siga a etiqueta pública. Só assim todos poderão escalar a montanha confortavelmente.